Perdeu o emprego? É hora de agir

Com cenário de crise, crescem as demissões em todo o país. Cruzar os braços e lamentar não é, entretanto, a atitude mais sensata a ser tomada por quem acaba de entrar nas estatísticas oficiais dos desocupados – como são classificados os desempregados que realizam qualquer atividade, mesmo que temporária. Uma ação imediata é o que recomendam os especialistas. “Não é hora de deixar se abater e, sim, manter o foco nas buscas constantes”, frisa Henrique Ramos, gerente de negócios da empresa de consultoria Talento RH.

Segundo ele, embora as estatísticas que apontam o aumento do desemprego no país não sejam animadoras, elas servem para alertar o profissional recém-desligado de uma empresa de que ele não deve perder tempo, já que, no cenário atual, a cada dia aumenta a disputa por vagas.

De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro existiam, aproximadamente, 230 mil pessoas desocupadas na região metropolitana de Salvador (RMS). O número representa 10,8% da população economicamente ativa da RMS, um aumento de 1,8 ponto percentual em um ano.

Rede de contatos

O cenário nada animador não é considerado, entretanto, inibidor pelos especialistas em recursos humanos. “A oferta de vagas tem caído e as empresas optam por aproveitar o momento para avaliar seus quadros e sua estrutura em busca de mais eficiência, num contexto agravado por problemas externos e pelos ajustes na economia doméstica, além das crises hídrica e de energia, influenciando na queda da
confiança dos investidores, mas, independentemente disso, há oportunidades para os bons profissionais”, acredita Henrique Ramos. O especialista considera como bom profissional “aquele que se atualiza constantemente e se antecipa, mesmo trabalhando, na busca de novos desafios e oportunidades”.

Já o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Bahia (ABRH-BA), Cezar Almeida, destaca a importância de “tomar medidas com eficiência e rapidez, a exemplo da manutenção de um boa rede de contatos profissionais”, a chamada networking.

Atualização constante

Foi o que aconteceu com a jornalista Paula Macedo, que trabalhava como assessora de imprensa em uma empresa que faliu há pouco mais de seis meses. Durante o período em que estava empregada, ela sempre se manteve atualizada com as novas tecnologias da comunicação e potenciais clientes, o que lhe permitiu reingressar no mercado de trabalho de prestação de serviços, ainda como atividade informal. “No início, fiquei desesperada, sem chão, pois trabalhava há oito anos na empresa que faliu, mas depois fui logo em busca de uma oportunidade de trabalho para não ficar parada”, conta.

A qualificação foi o diferencial para Paula ter continuado com o mesmo nível de renda de antes, mesmo estando fora do mercado formal. “Pretendo agora voltar a ter um emprego com carteira assinada apenas num horário que me permita continuar atuando como freelancer”, diz.

Para a secretária-executiva Jeane Santos, o ano de 2015, considerado difícil para muitos, acabou marcando seu tão esperado retorno à carreira. “Passei anos desempregada depois que saí de uma clínica, só encontrando trabalho fora da minha área, em uma rede de lojas de shopping, que agora também alegou dificuldades e demitiu pessoal logo após o Natal”, conta a moça de 38 anos que tem graduação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Em menos de dois meses, Jeane já está trabalhando e novamente como secretária, agora em uma escola. “A diferença para minha rápida recolocação desta vez foi que, enquanto fiquei na loja, aproveitei para estudar idiomas, o que me ajudou a retomar a minha carreira”, revela.

DICAS PARA AGILIZAR A RELOCAÇÃO NO MERCADO

FAZER INVENTÁRIO DE HABILIDADES
Escrever em um papel todas as suas habilidades e situações em que elas fizeram diferença. “Além de elevar a autoestima, ajuda a preparar o profissional para entrevistas de emprego”, diz Cezar Almeida, da ABRH.

ATUALIZAR SEMPRE O CURRÍCULO E SE PREPARAR PARA ENTREVISTAS
É bom adotar modelos mais modernos e resumidos, “mas se deve ter atenção para não cortar informações essenciais para uma determinada vaga”. No caso da entrevista, sempre pesquisar, antes, tudo sobre a empresa.

REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS E NETWORKING
Nos dias de hoje, manter o currículo em redes, como a Linkedin, é fundamental, inclusive para quem visa oportunidades em multinacionais. Manter, por outro lado, uma rede pessoal de contatos profissionais (professores, ex-chefes, ex-clientes, etc.).

 

Fonte: http://abrhba.org.br/noticia/perdeu-o-emprego-e-hora-de-agir

Comente esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes